quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Fettucine à carbonara



ingredientes
Molho:
·         250g de pancetta cortada em cubinhos
·         4 folhas de sálvia fresca picada
·         Louro em pó
·         Noz-moscada
·         1 cabeça de alho cortado fininho
·         Azeite
·         Sal
·         1 colher de chá de pimenta calabresa seca
·         3 ovos de pata
·         100g de queijo parmesão

Massa:
·         1 pacote de 500g de fetuccine
·         A pancetta pode ser substituída por toucinho (bacon) de boa qualidade, e os ovos de pata por ovos de galinha

modo de preparo
Molho:
Coloque uma panela com 5 litros de água para ferver. Quebre os ovos um a um, coloque-os em um copo e somente depois numa tigela. Adicione cerca de 100ml de azeite e bata manualmente, com um garfo ou batedor de ovos. Em outra panela, coloque a pancetta para derreter em um fio de azeite, para não grudar no fundo. Junte a pimenta calabresa e duas colheres de chá de louro em pó. Mexa de vez em quando. Quando a pancetta estiver douradinha, junte o alho e refogue, tomando cuidado para ele não queimar. Desligue, tire do fogo, raspe um pouco de noz-moscada por cima e tampe a panela.
Massa:
Quando a água da outra panela ferver, coloque um punhado de sal, um fio de azeite e a massa. Espere levantar fervura e controle o tempo até a massa ficar "al dente". Enquanto ela ferve, rale o parmesão. Coloque os ovos batidos no fundo da travessa onde você vai servir a massa. A seguir, quando a massa estiver no ponto, escorra-a, coloque-a na travessa, jogue um fio de azeite e incorpore os ovos. O próprio calor da massa cozinhará os ovos. Por fim, junte à massa a pancetta e o alho refogados na sálvia. Por cima, polvilhe com o parmesão e coloque algumas folhinhas de sálvia para decorar. Sirva rapidamente!

 DICA: 
Molho ganha um toque especial com a pancetta, que pode ser substituída por toucinho de boa qualidade e os ovos de pata por ovos de galinha. A sálvia fresca é insubstituível. A noz-moscada ideal é aquela que vem inteira, com um pequeno ralador no pacote. Rala-se na hora, o que garante sabor, aroma e frescor. Além disso, dura mais do que aquela vendida já ralada




Nenhum comentário:

Postar um comentário